Publicado por: mirnacavalcanti | 22 de novembro de 2014

Consciência humana. Racismo


                                                                                 consciência humana

Há pouco, comemorou-se o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”… há também o ‘Dia do Índio‘… os dias ‘desses e daqueles‘, ‘disso e daquilo‘… há ‘dia de tudo‘…. A soma desses ‘dias‘ todos acaba levando a menos dias de trabalho e  a mais dias de folga – e justo em um país que muito está precisando produzir. Acresça-se os péssimos hábitos dos ‘feriadões‘, dos ‘pontos facultativos‘…. O brasileiro geralmente já é ‘folgado‘ por natureza e, com tanto feriado, ‘faz a sua festa‘: lembra  mesmo ‘pinto no lixo’

Curiosa, fui pesquisar e verifiquei que,  segundo estudo da consultoria americana Mercer, o  Brasil ocupa o 7º lugar em número de feriados no mundo. 

Na verdade, meu objetivo não é o de tecer comentários sobre os feriados brasileiros, mas o de escrever sucintamente o que penso sobre esses ‘dias‘ específicos, propostos a maioria, por políticos, com evidente viés eleitoreiro…  Com tanto a ter que ser feito no país – de interesse geral – esses politiqueiros – a maioria despreparada para representar o povo – sobe à tribuna das casas legislativas para ler as propostas redigidas por seus assessores, com o objetivo de ‘mostrar serviço‘ e vir a angariar votos nas eleições seguintes…

O que me preocupa sobremaneira, no entanto, é o fato de que tais ‘dias‘ são discriminatórios e, a meu ver, mesmo inconstitucionais, vez q a Lei Maior. em seu art. 5º  determina taxativamente somos todos iguais e ainda estabelece, entre outros, ‘não haver distinção de qualquer natureza’. 

Exaltam exacerbadamente, os representantes do povo, certas ‘raças‘ (transformando-as em ‘vítimas‘ do opressor, do rico, do poderoso)… o próprio conceito de ‘raça‘ já não é apropriado há décadas; resta apenas a ‘raça humana‘. Distinções existentes entre cor de pele, tipo de cabelo, configuração craniana, estatura, etc. – não nos fazem diferentes intrinsecamente. O que realmente nos torna diversos de nossos semelhantes são nossos pensares e agires. O caráter (reto ou não) nos distingue de forma positiva ou negatica entre os demais, dessa vasta ‘raça humana‘.
Formamos um amálgama , somos um ‘melting pot‘ de diversas raças  e isso nos faz ‘brasileiros‘. Na realidade, não há brasileiro algum que possa afirmar não correr em suas veias sangue negro, indio ou mesmo judeu.
BASTA de querer acirrar ‘diferenças‘ – nem todos somos cegos ou ignorantes!
Mirna Cavalcanti
Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2014
Anúncios

Responses

  1. G1 – Câmara decreta ponto facultativo pela ‘Consciência Branca’ em Sertãozinho – notícias em Ribeirão e Franca http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/11/camara-decreta-ponto-facultativo-pela-consciencia-branca-em-sertaozinho.html

    • BTarde!

      ANTONIO, dizer o q – além de ‘ridiculo’… Corrobora o q escrevi… Triste realidade a nossa.

      AbçGrde, amigo!

  2. Dia da Consciência Negra, os vereadores foram contra e começaram a me cobrar: ‘e a Consciência Branca?’. Câmara Municipal de cidade paulista decreta ponto facultativo pela ‘Consciência Branca’ | AL Notícias – Ichu http://www.alnoticiasichu.com/?p=71170

    • Amigo, BTarde!

      Pelo ‘andar da carruagem’, teremos ‘Consciências’ pardas, amarelas, e o mais… Como escrevi para o Antonio Magalhães: ‘triste realidade a nossa’…

      Excelente sábado para ti!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: