Publicado por: mirnacavalcanti | 13 de junho de 2013

INCA: interna Dna MARIA NETO FERREIRA! ATT! Dr. Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva


Hoje, ao logar-me ao FACEBOOK, li a notícia que modificou o planejamento de meu dia (*).

Sabemos da quantidade de ‘hoaxes’ postados por pessoas desocupadas e de mau caráter. Assim, primeiramente tive que certificar-me de sua autenticidade. Foram diversos os telefonemas até poder comunicar-me com a MARLY, que me informou o que lhe perguntei.  De posse das mesmas, telefonei à tarde para o INCA (3297-1000) e perguntei por seu Diretor Geral: Dr. LUIZ SANTINI. Passaram-me para a Sra. VANESSA e esta, ao ter eu dado o nome da senhora da foto: Dna. MARIA NETO FERREIRA, disse-me que ‘ela já estava sendo tratada naquele hospital’.  Respondi-lhe que deveria haver um engano, pois a informação que sua sobrinha MARLI me havia dado,  fora a de que a mesma se encontrava no MEYER, em casa de sua irmã.  Ao ouvir essa minha afirmação, Dna. Vanessa transferiu meu telefonema para a Ouvidoria daquela instituição (3207 1399), quando a funcionária ALINE  me fez uma série de perguntas, às quais prontamente respondi. Apresentei-me , disse-lhe meu nome, meus números de telefones, profissão e:  “… não, não sou parente dessa senhora, apenas quero ajudar, pois era o caso de sua imediata internação e não  o de ficar esperando até o dia 17”…

Gentilmente ela informou-me que ‘teria que falar com algum parente…’

Compreendo que há regras a serem seguidas, regulamentos,  portarias e o mais… Todavia não há como aceitar calada que um ser humano, uma anciã de 92 anos, na situação em que se encontra Dna MARIA,   tivesse sido mandada para casa  pelo médico MATEUS e aguardasse até o dia 17  (!) para uma ‘consulta’…

Sem sombra qualquer de dúvida, a internação deveria ter sido imediata, suas dores minoradas e também,  para a elaboração dos exames todos  necessários e início do tratamento a ser seguido.   A meu ver, tê-la então dispensado, com um simples ‘curativo’, pode – pelas circunstâncias – ser considerado –  e até mesmo tipificado como sendo omissão de socorro .   

Lembro ser determinação constitucional :”A saúde é direito do cidadão e dever do Estado” …  CARAMBA! ONDE, no caso, o DIREITO de Dna. Maria? ONDE? (**)

Espero que neste próximo dia 17 de Junho,  seja Dna MARIA  NETO FERREIRA atendida com o respeito e a dignidade que são direitos de toda a criatura – cidadã ou não.

Finalizo,  esclarecendo para os que não me conhecem: este tipo de agir é característico de minha pessoa.  Não busco elogios, publicidade e muito menos  cobro honorários.  Sou movida pelo dever de ser útil ao meu próximo.  Se tiver que deslocar-me até o INCA, o farei. Espero, no entanto, que não seja necessário, pois aquele hospital tem uma finalidade – que a cumpra.

Em que pese ter sido atendida gentilmente  pela  funcionária mencionada supra,  ‘Ouvidoria’ , seria um departamento  expletivo  SE todos os médicos (***), funcionários  e  os estabelecimentos públicos em geral, atuassem de forma  correta.

A verdade é que o nosso Sistema Público de Saúde vai de mal a pior, consoante tenho escrito nesses últimos anos…

É surreal a lembrança – e o conselho do ex-presidente  LULA: OBAMA  deveria a implantar sistema semelhante em seu país…

E ainda: quando aquele inaugurou uma UPA, falou :” Quero ficar doente para ser tratado aqui” … No entanto,  quando adoeceu,  buscou hospital particular – não hospital algum da Rede Pública…

 

(*) Abaixo, a notícia  de hoje  no FACEBOOK, tal e qual estava publicada:

“AMIGOS EU PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS. QUEM PUDER LER ATÈ O FIM.
Bom uma amiga de trabalho esta com um problema IMENSO. A tia dela uma senhora de 92 anos, que tem cancer de pele e um tumor no rosto esta em estado GRAVE. O tumor esta em estado
 de necrose e esta com bichos, e NENHUM hospital quer aceitar ela… Nem o INCA, eles alegam que ela tme uma consulta marcada dia 17/06 nem nenhuma outra instituição. Ela não tem NINGUEM por ela, apenas essa minha amgia que considera ela da familia. Ela esta na upa da sans peña, mais o medico deu auta e disse que ela tem que ir para casa.. Gente ajudem compartilhando, para que chege nos olhos de quem possa ajudar. Estou entrando em contato com todos as emissoras para que ela receba atendimento no inca que é o lugar dela. Quem puder ajudar o telefone aqui do trabalho é 25678631 para falar comigo ou 87188390 para falar com a marly. Quem puder ajudar, vamos ajudar essa senhora que precisa da nossa ajuda.”

(**)                                                  cancer2

 Esta é a foto da senhora dna. MARIA NETO FERREIRA.  Nada mais é preciso escrever – apenas tentem colocar-se em seu lugar; Que fale bem alto os sentimentos de solidariedade, fraternidade e AMOR…

(***) MÉDICOS fazem,  ao colar grau, o ‘Juramento de Hipócrates‘ , considerado o  ‘Pai da Medicina’…  Já há os que, infelizmente, fazem o ‘Juramento dos hipócritas’…  Esses, nem deveriam estar a exercer uma das mais importantes e nobres profissões existentes, pois tem como objetivo manter, restaurar  a  saúde e salvar  vidas, o bem material mais precioso de qualquer criatura. 

Post Scriptum: Peço aos que lerem este artigo  repassem-no para seus contatos, repostem-na  – o que for. Temos que demonstrar – em clamor –  nossa indignação . Toda e qualquer vida há que ser respeitada.

 

 

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                                                                                                                                  Rio de Janeiro, 12 de Junho de 2013


Responses

  1. Oi Mirna!

    Repassei pelo e-mail,continue com esta força que vc tem;o povo brasileiro “realmente necessitado” foi esquecido pelo governo há muito tempo.

    Mário

    • Boa tarde, MÁRIO!

      Agradeço-te os ‘reenvios’. Quanto mais gente souber melhor. Não é só o caso dessa senhora, ms do ‘povo esquecido‘, como escreveste. A ‘força’ que eu tenho, vem de Deus. Penso que nós todos estamos aqui com missões. A minha é esta: ajudar quem precise – naquilo que sei fazer. Muitas das vezes, nem conheço – nem venho a conhecer as pessoas… Outras, até desconhecem QUEM lhes tenha facilitado as coisas. Não faz mal, pois meus agires trazem alegria e paz às minha alma. Há ocasiões, não nego: é cansativo. Neste caso, por exemplo, deixei de fazer tudo o mais e desde ontem estou a postar em diversos sites e a escrever. Há pouco enviei e-mail pessoal para o próprio diretor presidente do INCA – pois é ele quem decidirá. Por hora, estou no aguardo e vou descansar um pouco para encetar outro trabalho – em circunstâncias que demandam estudo das leis para saber ‘como’ agir…

      De qualquer forma, o cansaço é superado pela alegria de sentir-me útil a alguns de meus semelhantes – justamente aos mais necessitados.

      Obrigada mais uma vez pelas palavras , as ações e o estímulo.

      Fraternal abraço,

      Mirna.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: