Publicado por: mirnacavalcanti | 2 de abril de 2013

Livros e tecnologia


“Um livro abre portas para mundos desconhecidos que podem enriquecer e iluminar os caminhos dos que buscam o saber”.

book2

“Os livros são pequenos pedaços do incomensurável”
Stephan Zweig.

 

 

 

A leitura era considerada alimento para a alma. E Sêneca dizia: “nutre a inteligência”.  É de lamentar-se que hoje, cada vez mais, a maioria dos jovens – e até crianças – estão ligadas   na tecnologia de comunicação de toda a sorte. Seus ‘brinquedos’,  desde tenra idade, com o passar do tempo, têm se transformado em aparelhos eletrônicos: Iphones Ipads, tablets, mini tablets, etc… Nada tenho contra a tecnologia: tento acompanhá-la,  mas usada e, no caso  ‘abusada ’ principalmente pelos que estão em formação, poderá resultar em futuro mais do que desagradável…

Tenho observado na internet (principalmente nas redes sociais) que a ignorância cresce, enquanto o bem ‘escrever’, decresce em qualidade e substância.

Se, por um lado aproxima as pessoas, por outro, as isola. Como exemplo narro o que ocorreu dia desses, em uma praça de alimentação de um shopping no qual fui lanchar. Sentei-me e, à minha volta, havia pessoas – quase todas com seus Ipads, Iphones, etc…  mas não trocavam uma só palavra entre si, no entanto, usavam os tais aparelhos – era como se estivessem desacompanhadas. Não havia comunicação verbal  e, quando o faziam, era por monossílabos, quando muito dissílabos, sem sequer desviar os olhos dos aparelhinhos…

Não se pode deter o avanço tecnológico, mas tem-se que tentar voltar ao hábito da boa leitura – nem que seja usando o app Ibook .  Para mim, esse não transmite o prazer táctil de ter um bom livro nas mãos, no qual pode-se escrever comentários nas margens (um de meus hábitos), mas, pelo menos, através dele há como chegar aos pensamentos de bons autores e, conseqüentemente, a melhor falar e escrever. Afinal, a forma como nos expressamos, demonstra quem somos.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                        Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2013.

Anúncios

Responses

  1. Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: