Publicado por: mirnacavalcanti | 1 de dezembro de 2012

Eu e ‘os outros’, somos um só


 

                                                                                    maldivian_sunset-wide2 

A verdadeira Caridade consiste não em dar o que se nos sobra, mas em dividirmos com amor, fraternidade e solidariedade o que temos“. 

Escrevi isso há algum tempo. Escrevi, pois é o que sinto. Nada que escrevo, o faço ‘por fazer’. Tenho colocado ‘no papel’ (internet) os meus sentires, os meus pensares, os meus pesares, alegrias, esperanças, vontades: enfim, tudo o que sou – na verdade, sou o que escrevo ou ‘SOU QUEM ESCREVO‘, seja poesia, seja prosa ou artigos diversos, mesmo os de cunho político, científico ou jurídico, refletem a essência de meu Ser… TUDO SOU EU.

Sempre que me sento à frente do PC para escrever, as letras aglutinam-se em palavras, estas em frases, que por sua vez, formam parágrafos,  estes títulos… e sigo escrevendo, escrevendo, sobre o que possa vir a auxiliar nossos irmãos nesta vida e não só no espaço que ocupamos, como em terras outras.

Há muitos anos fortalece-se em mim a premente necessidade de elevar minha voz em defesa dos direitos do povo em geral.

Ressalte-se que não pertenço a partido qualquer que seja. Sou advogada e uso o conhecimento que tenho adquirido consoante a passagem do tempo e que,em moto contínuo, é meio para tentar melhorar o que for possível em uma sociedade em geral destituída de valores e princípios, cuja ‘política‘ , há muitas décadas , transmudou-se em ‘politicagem’.  “Ética”, com raríssimas exceções, só é encontrada no dicionário. 

O Brasil tem passado por situações constrangedoras com o espoucamento de escândalos sucessivos e muitos dos acusados se dizem inocentes, não  se importando com as provas mais do que robustas existentes . Imaginam que somos todos tolos…

Nosso Supremo Tribunal, no entanto, revelou ainda haver esperança de um futuro melhor, com o julgamento dos acusados e condenados membros do conhecido ‘Mensalão’.    

Por outro lado, sinto-me profundamente triste e indignada ao contatar seguir ocorrendo  o que os governos todos têm feito com nosso povo, principalmente nossas crianças e nossos velhinhos (idosos, melhor idade, ou seja lá qual a forma preferida: dá no mesmo…

Os anos passam céleres, nós nem os notamos. Inicia-se um ano e, quando nos damos conta, já chegou o mês de Junho e, como uma lufada de vento rápido,  encontramos novamente o fim do ano que acabáramos de recepcionar)…

No entanto, olhamo-nos no espelho e parece que vemos o reflexo da criança que um dia fomos, pois a alma não envelhece, mas pode tornar-se sábia, se nos esforçarmos.

A sociedade de hoje, com sua mentalidade materialista, consumista e descartável, não está tratando com o devido respeito e dignidade os que têm a alegria de viver durante mais tempo, fazendo por vezes, com que esse privilégio se transforme em um fardo por demais pesado.

O fato é que todos têm direito ao respeito. Todavia – e principalmente- essas duas ‘pontas‘ da existência, Seu princípio e seu fim, necessitam de cuidados especiais. Cuidados diferentes, é verdade, mas cuidados: os que suas faixas etárias requerem.

Os governos todos têm sido engôdos intoleráveis, principalmente para as crianças inocentes, os jovens esperançosos e os idosos indefesos. Temos que fazer o que estiver ao nosso alcance para que tal não se repita, pois não podemos permitir o continuísmo de tanta desfaçatez.

Gostaria muito de ver a atual presidenta cumprindo as promessas feitas por seu antecessor – e por ela mesma, quando em campanha. Nosso povo merece – e aguarda o faça.

Neste novo ano que se aproxima,  continuemos na senda da fraternidade, da solidariedade, da ternura, do carinho, da amizade.

Arremato: principalmente com amor por nossos semelhantes.

 

Mirna Cavalcanti de Albuquerque

 

Rio de Janeiro. 30 de Novembro de 2012
Brasil


Responses

  1. Amiga Mirna.
    Tuas ricas mensagens estão sempre repletas de carinho e sinceridade acerca daquilo o que abordas. Só posso agradecer-te pela honra de ter meu nome e o meu endereço eletrônico em teus registros.
    Forte abraço.

    Gilberto

    • Amigo GILBERTO!

      Nada é ‘por acaso’…Tudo que acontece é predestinado. Nosso encontro nesta Terra, tem um motivo. Pelo meio virtual trocamos idéias, sentimentos e eu, sim, tenho muito a agradecer-te por todo o auxílio que me dás com atenção e sabedoria, sempre que preciso.

      Um fraternal abraço.
      Desejo a ti e aos teus, uma noite iluminada.

      Saúde, luz e paz!

      Mirna.

    • Amigo GILBERTO!

      Nada é ‘por acaso’…Tudo que acontece é predestinado. Nosso encontro nesta Terra, tem um motivo. Pelo meio virtual trocamos idéias, sentimentos e eu, sim, tenho muito a agradecer-te por todo o auxílio que me dás com atenção e sabedoria, sempre que preciso.

      Um fraternal abraço.
      Desejo a ti e aos teus, uma noite iluminada.

      Saúde, luz e paz!

      Mirna.

  2. Querida Mirna, só agora pude responder o que escreveste. Sentimentos nem sempre estão onde julgamos. uma lágrima pode ser insensível. Um “não”, pode guardar muito mais calor. A beleza pode estar numa aranha que anda, sem que podemos entender seus motivos. A aranha ( nojenta ) expressa a dança dos sentimentos: eles se movem no escuro, , dão saltos imprevisíveis e escapam toda compreensão. a aranha ameaça e fere: ela nos atinge. Permanecemos em silêncio, com a beleza de sua dança, ainda que repulsiva. Vá se entender o que sentimos.

    • Querido amigo MAMEDES,

      Teu comentário faz-me pensar, e sentir que, na realidade, muitas das vezes NADA sabemos, mas TUDO, inutilmente pensamos saber. E tudo por nos imaginarmos, sem motivo aparente, senhores de nós mesmos..

      Deixo-te com estes pensamentos, meu amigo, para observares o quanto tuas palavras tocaram o meu ‘id’…

      Abraço grande,

      Mirna.


Deixe uma resposta

Categorias

