Publicado por: mirnacavalcanti | 3 de julho de 2012

Liberdade para o TIBETE!


“Sem o fundamental   respeito aos Direitos todos inerentes ao ser humano, não é possível  soerguer-se a JUSTIÇA”

Sinopse

Versa sobre a situação do TIBETE, sua necessidade de LIBERDADE e da própria nação. A repressão foi lá instaurada pela invasão das tropas do governo Chinês em  1950.  Há necessidade premente de  ação das organizações internacionais dentro de seus objetivos. É problema de Direitos Humanos inalienáveis e, em sua defesa, a comunidade mundial, tem o dever de agir. E nós, simples cidadãos – não importa de qual país, temos que irmanarmo-nos em solidariedade. Onde haja um só desrespeito a quem quer que seja – é nosso dever fazermos   o que estiver ao nosso alcance  para mostrarmos nossa indignação.

Amigos do mundo,

irmãos tibetanos!

 

Hoje li que  o primeiro vez hotel de cinco estrelas no Tibete abriu sábado na capital Lhasa, em uma tentativa de atrair mais turistas para a região . Também li que  isso ocorreu na capital Lhasa, como tentativa para atrair mais turistas para a região e mais:  até 2015 haverá mais cinco hotéis de cinco estrelas …  Pequim, 28 mai, EFE. (*)

Estes hotéis de 5 estrelas que estão sendo construídos no Tibete me fez pensar …

O Tibete era um país pacífico e  que seus habitantes recebiam de seu pacífico governo tudo o que precisavam.

Registre-se que após a invasão chinesa, os tibetanos têm sido  oprimidos pelo governo chinês desde 1950. Seu líder espiritual, o Dalai Lama, os monges, tiveram que deixar Lhasa e vivem  agora  eiolados na Índia, ao norte de Nova Delhi, em um pequeno vilarejo nas montanhas, chamado Dharamsala Superior,

Os  maus tratos causados aos tibetanos durante todos esses anos (mais de 60 anos) são conhecidos em todo o mundo.

Quase todos os dias –  gente de variadas  idades imola – se.  para a mostrar ao mundo o quanto têm sido humilhado s. Lutam  pacificamente, dando suas próprias vidas. Querem seu país de volta , não aceitam o jugo chinês …  Para ter-se uma idéia do número de mortes nessas circunstâncias: uma imolação em 2009,  doze em 2011 e já vinte e nove em 2012… Há  idealistas , principalmente jovens e e cheios de sonhos… tibetanos leigos, monges …. (**)

Triste é constatar-se que pouco ou nada tem sido foi feito  contra essas atrocidades e em benefício desse sofrido povo … As organizações internacionais não parecem estar interessados sobre  seu  futuro nem  seu sofrimento. Eles precisam desesperadamente da ajuda do mundo – de nós todos. (***)

Por que, então, essas organizações não atuam efetivamente em prol desta causa tão humana?

 

Com  tão triste quadro,  anunciam as grandes construtoras e o próprio governo chinês, esses luxuosos hotéis? Não seria progresso, pois o Estado  que visa o progresso, tem que ter respeito , em primeiro lugar, ao povo. 

 Continuando essa situação, toda e qualquer viagem para o TIBETE, deveria estar fora de cogitação. Se isso ocorrer, seria para entrar mais dinheiro para o governo chinês, não para o povo tibetano.

 

LIBERDADE PARA TIBET!   Deveíamos estar gritando, em nome dos direitos humanos:  “LIBERDADE PARA TIBET!’

 

Amigos tibetanos: saibam que não estão sós. Minha voz – e as de muitas outras pessoas irão juntar-se à minha: LIBERDADE  para TIBET!

 

Mirna Cavalcanti de Albuquerque

Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2012

BRASIL

 

Anúncios

Responses

  1. Caríssima amiga (permita-me) Mirna, parabéns, mais uma vez, pelo excelente artigo sobre nossos irmãos tibetanos. Realmente sua pergunta causa grande indignação, isto é, porque os organismos internacionais não fazem nada contra toda a atrocidade que se vê no Tibet? Apesar da indignação sabemos que o interesse que mantém esses organismos calados é única e tão somente o dinheiro fácil que a China proporciona ao mundo inteiro com o trabalho escravo a que está submetido aquele sofrido povo. Exemplo disso é que a China não é reconhecida como economia de mercado (apesar do crescimento do País) e por isso mesmo não participa da OMC. Mas de que adianta? O mundo se beneficia dos produtos baratos fabricados na China. Mas tenho certeza, assim como você, que Deus ouvirá nossos apelos e nossas preces e olhará pelos sofridos irmãos tibetanos..
    Fique com Deus e um grande abraço. Mais uma vez obrigado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: