Publicado por: mirnacavalcanti | 16 de junho de 2012

“Somos o reflexo do Universo e o Universo reflete quem somos”


      “Somos o reflexo do Universo e o Universo reflete, como espelho, nossas ações, pensamentos e sentires”                                                                                          

A noite se fez.  O brilho das estrelas fazem-nas parecer pirilampos:’acendem, apagam’ intermitentes, reluzem! …                      Algumas nuvens toldam a Lua que está passando para outro de seus quartos, enquanto o Sol está a iluminar outros lugares, longínquos países, continentes…

Olhando assim para o céu, harmonizo-me com o que em mim existe de sensibilidade e, o muito do pouco que tenho aprendido nesta jornada, leva-me por caminhos … pensamentos sobre a vida.

Hoje volveu-me à mente todos os ensinamentos dos mais velhos de minha família quando criança, e sua paciência e amor para me ensinar a reconhecer o valor e o respeito que se deve ter – e demonstrar- por aqueles que já viveram algumas décadas e dos quais se deve haurir a sabedoria que vem do tempo da alma.

Para tristeza minha, penso que a ’modernidade’ valoriza desmesuradamente a juventude, enquanto o desrespeito e mesmo o menosprezo pelos idosos, aumenta em escala exponencial.                                                                                                         Insertos nesse contexto, a  maioria dos pais – e mesmo alguns avós- não quer dar-se ao trabalho de educar as crianças e os jovens sob sua responsabilidade. Alie-se a isto, o fato de, muitas vezes, além de hipócritas não têm coisa alguma a ensinar-lhes: são vazios das qualidades humanas necessárias para tanto.

Outrossim, no  dia-a-dia de uns, mora a hipocrisia … Respeito? Sinceridade? Desconhecem. Neles tudo são ’aparências’; falta-lhes ’consistência’.

Alguns, nesse seu mesquinho viver, apõem seus nomes em ’documentos’ que descaradamente  falsificam – como se verdadeiros fossem seus conteúdos…
Carecem, essas criaturas, de dignidade, mas tentam mostrar à humana sociedade um ’bom-mocismo’ que não possuem.
Triste é constatar que seus dotes histriônicos estão de tal forma aprimorados e aos seus agires arraigados que podem mesmo pensar ser verdade as mentiras que criam consoante suas conveniências pessoais.

É comum pertencerem a clubes cujo objetivo é a prática da ’caridade’, arregimentam-lhes membros … mas não vão a hospitais, asilos e orfanatos, onde há tantos seres abandonados... não ’se misturam com essa gente: têm ’posição’...  Porque, então , dar-se-iam ao trabalho de ouvir lamentos desses seres abandonados pela sorte, cujo sofrimento é imenso, profundo, intenso?…

Vivem a parte adjetiva da vida, não a substantiva… Sequer dão-se conta de que o importante não é a esmola auferida em jantares beneficentes (para ter o nome e foto em colunas sociais…) Fundamental seria  deixar de lado essa perspectiva egoística – que é seu horizonte – e tentat  ver o outro como gente…
… Mas isso, se não têm na alma, não lhes pode chegar à mente.

Com esses pensamentos, irei deitar-me tranqüila e feliz, agradecendo a Deus, por ser deles tão diferente.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha

Rio de Janeiro, 15 de Junho de 2012 
Responses

  1. Parabéns, caríssima. Maravilhoso. Se existissem mais pessoas com pensamentos iguais aos seus, certamente teríamos um mundo melhor. Obrigado por compartilhá-los comigo.

    • WALDIR KHALIL, bom dia, amigo!

      Primeiramente, obrigada por comentares. Escrevo, justamente, para interagir com as pessoas que sejam semelhantes a mim.

      Cometi e cometo falhas – jamais, porém, com intenção de magoar ou prejudicar quem quer que seja. Pode não parecer, mas sou humilde e cônscia de minha humana condição: ‘pequena’ partícula – invisível mesmo, ante o TODO.

      Tento, portanto, melhorar este ser imperfeito que sou. Muitas vezes, mal compreendida e muitas mais vezes ainda, combatida, pois as pessoas – a maioria, está descrita neste meu despretensioso artigo; a essas, só lhes interessa a própria vida, ‘aliam-se’ a outras como elas – egoistas- e gente como eu incomoda e mesmo, atrapalha-lhes os planos.

      Mas assim, WALDIR, vou vivendo – sem arrependimento algum de ‘combater o bom combate’… Sei que essas criaturas não se conscientizarão jamais, pois falta-lhes principalmente uma alma que lhes anime a mudar – para melhor.

      “Visita-me” sempre, amigo . Este convite não tem ‘data de expiração’ – é para sempre, mesmo – e a ‘entrada’ é franca!!!

      🙂

      Que tenhas um fim de semana maravilhoso!

      Fraternal abraço,

      Mirna

  2. Obrigado pela atenção em responder-me. Só disse o que realmente penso. Tenho visitado sempre. Leio assiduamente seus contos. São maravilhosos. Só não comento porque são “sem palavras”. Devo, ainda, agradecer-lhe por advogar a causa dos mais fracos, principalmente a dos aposentados, aonde me incluo. Bom fim de semana a você também e mais uma vez obrigado.

    • Boa anoite, amigo WALDIR KHALIL!

      Dirijo-me a ti como ‘amigo’, pois assim me sinto em relação aos leitores – principalmente os que tomam seu tempo para pronunciarem-se sobre o que escrevo.
      Essas mensagens que recebo, são como aplausos para o artista: alimento para a alma.

      Há anos tenho sido incansável lutadora por essa tão justa causa. Enfrentei – em congressos de Direito, secretários de estado, ministros e, até mesmo um presidente da República. Verdade que este último foi sensível assim como alguns ministros . Seus nomes serão mencionados , assim como os fatos a eles relacionados – em tempo próprio.

      Amigo: os que se julgam ‘grandes’ não precisam de defesa. São oa ‘pequenos’ – classe à qual pertenço, que têm meu apoio incondicional desde que me me posicionei e resolvi ser a voz dos necessitados – mesmo sem jamais ter-me dedicado à política.
      O AMOR e a sede de JUSTIÇA fazem com que me dedique com devoção à suas necessidades e direitos – consagrados pela Constituição Federal, mas desrespeitados pela maioria dos governos.

      Visita-me, comenta, alimenta-me a alma, para que me fortaleça sempre mais e mais e possa seguir a lutar até vencermos a guerra.

      Que tua noite seja de paz e haja alegria em teu coração.

      Fraternal abraço,

      Mirna.

  3. Obrigada Mirna pelas palavras doce que encontrei aqui no seu blog! Um abraço!

    • Querida NICE,

      as palavras nascem da alma.
      Escrevo para pessoas que têm a alma como a tua.

      Quero agradecer-te e parabenizar-te pelo teu lindo blog: tem mensagens muito humanas mesmo – tocam o coração.

      Uma semana abençoada para ti!

      Abçs!fe

  4. Boa noite senhora Mirna. Parabéns pelo seu texto. É cada mais difícil encontrar pessoas, como a senhora, que vivem a verdade e defendem a verdade. Abs Ana Flávia e Luiz Henrique

    • ANA FLÁVIA e LUIZ HENRIQUE!

      É o que falamos outro dia: a ‘verdade’ incomoda, atrapalha planos e ações de pessoas más e desonestas – até o ponto de fazer-lhes ‘cair as mascaras’.
      Hipócritas que são, gostariam de seguir vivendo de maneira que os demais pensem serem honestos, íntegros cidadãos…
      A partir do momento em que são ‘descobertos’ , continuarão sem vergonha alguma, a agir como sempre agiram – só que – com muito mais cuidado, pois não terão mais tanta facilidade para seguir agindo.

      Agradeço o comentário de vcs. e convido-lhes a participarem ativamente aqui, com seus comentários.

      Abraço grande e uma semana com muita saúde e paz, amigos!

      Mirna.


Deixe um comentário

Categorias

