Publicado por: mirnacavalcanti | 7 de novembro de 2011

“A importância de compreender”


                                                                                                              

O Entendimento é fundamental para que cheguemos à completude do Ser e cresçamos verticalmente em direção ao Todo.

O Entendimento é fundamental para que cheguemos à completude do Ser e cresçamos verticalmente em direção ao Todo.

 

Amigos leitores,

 

Há um livro– compilação de excertos de textos mais significativos, feita pelo pensador Lin Yu tang  林語堂  – de grande parte da literatura chinesa antiga, que tenho lido e relido há anos. A cada releitura, não só descubro facetas novas, como adentro mais nos sábios trechos, absorvendo-os.

 

Achei por bem, tratando-se do conteúdo desta pequena – mas significativa mensagem, dar-lhe o mesmo título.

 

Escrevi-a primeiro para ser lida por jovens. Posto-a neste espaço para dividi-la com vocês – independentemente da idade que tenham.       

 

Mirna C. 

 

“Pode ser difícil entender o que aqui está, por sua própria obviedade.   Tudo o que é evidente, muitas das vezes, relutamos em aceitar ‘de plano’.  Por isso devemos estar sempre atentos. O que dissermos, fizermos, enfim – como vivemos – repercute em nossos sentimentos e pensamentos, vindo a projetar-se como uma espécie de ‘estrada’ que se vai delineando e pela qual  somos obrigados a seguir.

 

Os únicos responsáveis pela forma como lidamos com nossos sentimentos, pensamentos e agires, somos nós mesmos, só assim –  entre outros –  poderemos ser realmente considerados ‘ seres humanos’.

 

 Apesar de ter sido sempre bem orientada pelos que me criaram e seguir seus ensinamentos, o que acabo de escrever tomou-me muitos anos de vida  para captar na sua ampla e profunda essência e conceituação. Foi longa espera. No entanto, sinto-me feliz, pois há pessoas que passam a vida inteira sem sequer pensarem no assunto. Vivem ‘por viver’. Respiram, andam, comem, amam, sempre ‘na superfície’. Imaginam que não há ‘algo mais’ e incomensuravelmente superior ao tangível; que tendo  o que necessitam – materialmente – é o quanto basta. E passam-se os dias, as semanas, meses, anos e … a própria VIDA…                                                            Serão realmente felizes? Terão crescido espiritualmente?

 

Penso que não. Podem até sentirem-se felizes; isso não significa o sejam. Buscam psicólogos para solverem suas dúvidas, discutem com eles, muitas das vezes o ‘sexo dos anjos’, não se importando em gastarem alguns, verdadeiras  fortunas por  intermináveis ‘análises’ .  E, ao fim e ao cabo, estão sempre a necessitar daqueles profissionais para toda e qualquer solução que buscam. Nada decidem sozinhos.                                    Abro um parêntese para ressalvar as pessoas que têm, na verdade, necessidade de medicação para restabeleces – ou estabilizar a química do cérebro que, até onde sei, só pode ser indicada por psiquiatras. Estes, quando bons- como pessoas e como profissionais- podem ser –  e realmente o são-  de grande ajuda.                                                         

 

Fecho o parêntese e retorno aos pensamentos iniciais.                              

 

Incertezas, dúvidas, tristezas… quem não as têm? Quem é tão seguro de si que se julga em tudo auto-suficiente? Quem não gostaria de ter UM amigo que fosse, com o qual pudesse confidenciar e que o ouviria  pelo simples ato de amor, de solidariedade? QUEM?…                                

 

Por isso, por solidariedade e pelo prazer de escrever, registro minhas impressões, experiências, leituras, etc.

 

Espero que esses meus ‘escritos’ atinjam pessoas sensíveis e possam vir a iluminar os Caminhos de todos aqueles que os lêem e apreendem a essência dos meus artigos, poesias, contos, pensamentos… Enfim: de idéias e sentimentos que gravo.                                                                                      

 

PORTANTO: SORRIAM!  ‘DIVIDAM’ SEUS SENTIMENTOS ELEVADOS E VERÃO QUE  ESTES SENTIMENTOS, SE COMPARTILHADOS COM SEUS SEMELHANTES, FARÃO COM QUE SINTAM A VERDADEIRA FELICIDADE.

 

 Uma semana como muita saúde, luz, paz, estudos, leituras através dos quais espero venham todos a dilatar  as ‘fronteiras do ser’.”  

                                                                                                                   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: